20171129_115600

Nesta quarta-feira (29/11), o deputado estadual Ronaldo Santini, acompanhado da direção da Metroplan e representantes das empresas da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM), participou de reunião com o secretário da Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer. O encontro teve o objetivo de debater ações conjuntas visando reduzir os índices de assaltos a ônibus.

Entre as iniciativas sugeridas ao secretário para qualificar a segurança no transporte público estão: definição de delegacia especial voltada para os furtos na Região Metropolitana de Porto Alegre; patrulha efetiva nos horários de pico nos terminais Mauá, Conceição e Triângulo; maior número de abordagens nos trajetos, entre outras.

Na oportunidade, Schirmer sugeriu a criação de Gabinetes de Gestão Integrada nos municípios. “Essa medida inicial é fundamental para que haja o diálogo entre todos os agentes envolvidos e, a partir disso, a definição de ações conjuntas na área da segurança”. Além disso, ficou definido que haverá novo encontro, reunindo prefeitos da região, secretários e agentes da segurança, empresas de ônibus, entre outros convidados.

Conforme o deputado Santini, “muitos avanços são necessários, mas com a integração entre todos os órgãos, certamente, teremos resultados positivos na área”. Onze empresas de ônibus integram a ATM: Central, Citral, CMT, Evel, Guaíba, Real, Sogil, Soul, Transcal, Viamão e Vicasa. Conforme dados da Metroplan, a empresa Viamão aparece na liderança de assaltos. Só em 2017, já foram 132, enquanto que durante todo o ano de 2014, foram 147.

Texto e foto: Bruna Bueno – Jornalista MTB 15.774

 

Redes Sociais